PREGAÇÃO SOBRE ESTER. 10 Lições


Através dela Deus mudou a história do seu povo. Ela foi usada por Deus de uma forma sobrenatural e é um exemplo incrível de mulher de Deus que não agia conforme seus sentimentos, mas sim conforme a vontade Deus. Leia o livro de Ester e confira aqui a aplicação desta palavra pra sua vida.

1… DEUS SAI DA VISTA, MAS NÃO SAI DA VIDA.

O nome de Deus não aparece no livro de Ester, assim como também não aparece no livro de Cantares de Salomão. 

Só sendo muito negacionista pra não se dobrar a esta realidade. O nome de Deus não aparece, mas a mão dele sim. DEUS está silenciosamente trabalhando através de suas formas extraordinárias para envergonhar o inimigo do seu povo. O nome de Deus não aparece, mas a rainha Vasti não comparece ao banquete do rei. O nome de Deus não aparece, mas Ester é a escolhida dentre várias pra ocupar o lugar de rainha. O nome de Deus não aparece, mas o inimigo do povo de Deus é enforcado na própria forca que ele tinha feito pra matar o povo de Deus. Assim como é inegável a presença de Deus na vida de Ester e o povo, assim também acontece com nossas vidas. DEUS JAMAIS DESAPARECERÁ DA NOSSA VIDA. 

2… O PALÁCIO ESTÁ EM CRISE, MAS O CÉU NÃO.

A crise se instaurou no palácio entre o rei e a rainha Vasti. Mas no céu estava tudo sob controle.

O rei da terra não sabe o que fazer, está bêbado mas o rei do céu está no controle e no comando de tudo. Não se abale, não se desespere com os passos que a humanidade vai tomar. Não se desespere quando em sua vida algumas coisas fugirem do seu controle. É Deus nos treinando pra não mostrar que ele não está em crise. É Deus nos treinando pra exercitar a nossa fé. 

Salmos 103:19 “O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.” Deus é tremendo.

3… SE VOCÊ NÃO FIZER, DEUS LEVANTA OUTRO. 

A parte que eu acho incrível dentre outras etapas desta passagem, é aquela que está no capítulo 4:14, onde Mardoqueu ou Mordecai diz pra Ester as seguintes palavras:  “Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus,…”

O que ele está dizendo é o seguinte: “Ester, você foi colocada aí pra ser bênção na vida dos judeus (do povo de Deus), mas se você recuar e não quiser abençoar, Deus levanta outra e coloca em seu lugar, mas socorro não vai faltar para o povo Deus. Com isso eu aprendo que, se alguém fechar a porta pra não nos abençoar, pra não nos ajudar, Deus levanta outra pessoa de onde nem imaginávamos, mas socorro do céu não vai faltar.

4… DEUS SÓ COLOCA NO PALÁCIO, QUEM ANTES TEVE UM CORAÇÃO DE SERVO.

Quem não se submete à vontade de Deus não está apto pra nada que venha das mãos dele. Ester continuou simples, humilde, obediente ao tio Mardoqueu que era um homem de Deus e principalmente obediente a Deus.  Deus só dá coisas grandes nas mãos de quem foi moldado por ele. Permita que Deus modele o seu caráter segundo a vontade dele e se prepare para tomar posse de bênçãos que você jamais teria se Deus não tivesse forjado em você um coração de servo (a). O nosso coração é o critério que Deus usa para nos separar para uma missão ou uma bênção. A bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus. 

5… UMA HORA CHEGA A NOSSA VEZ.

No capítulo 2.15 de Ester diz que chegou a vez de Ester ir à presença do rei assuero e ela alcançou o favor de todos que estavam presentes.

E eu aprendo que uma hora chega a nossa vez. A bíblia diz que o tempo de cantar um dia chega, e quando o tempo de cantar chega, nada e ninguém pode impedir. Quando chegou a vez do paralítico no tanque de Betesda ninguém impediu. Quando chegou a vez da mulher do fluxo de sangue, nada impedir ela de tocar mas vestes de Jesus. Não se desespere, na vida do povo de Deus, bênção chega, não conforme o nosso calendário,  mas conforme a agenda do céu em nossas vidas. 

6… NÃO ESTAMOS SE PREPARANDO PARA O QUE NÃO VAI ACONTECER.

A bíblia diz em Ester 2.12 que Ester teve uma preparação especial para se apresentar ao rei. Além de ter uma boa aparência, ela foi obrigada a passar por um tratamento adequado.  Ester passou um ano se preparando pra entrar na presença do rei Assuero.  E eu aprendo que se pra entrar na presença do rei da terra, quanto mais pra entrar na presença do REI dos reis e SENHOR dos senhores. Não viva uma vida como se não tivesse que entrar na presença do REI. Assim como Ester não estava se preparando em vão, nós também não estamos preparamos em vão. Não estamos se preparando para o que não vai acontecer. Um dia estaremos para sempre na presença do rei, mas não deixe de se preparar pra isso. Ande em santidade na presença de Deus na terra, só assim nos apresentaremos aprovados na presença DELE no CÉU. 

7… A HISTÓRIA NÃO TERMINA ASSIM E NEM AQUI.

Ester era órfã de pai, órfã de mae e foi criada por seu primo Mardoquel. As credenciais de Ester para concorrer à função de rainha não era motivo o suficiente. Mas havia um plano e a providência divina entrou em ação. 

Deus usou pessoas, usou eventos e circunstâncias para concretizar a sua perfeita vontade. Ninguém imaginava, nem Ester que um dia ela seria rainha. Pra muitos a história não terminaria do jeito incrível que terminou.

Olhando pra sua história, pra suas limitações e para as circunstâncias, parece que nada vai mudar. Mas não seja vencido (a) por aquilo que o cenário te apresenta. Bata no peito e diga nesta hora: “a minha história não termina assim desse jeito.” Este deserto não é o seu lugar, este é um lugar de passagem e de preparo. Fique firme!

8… QUEM FESTEJA POR ÚLTIMO, FESTEJA MELHOR.

Antes do maldoso Hamã, o inimigo do povo de Deus, começar a preparar uma forca pra matar o povo de Deus, Deus já estava na frente preparando tudo. No final tudo terminou bem, e a forca que  Hamã preparou pra matar, ele acabou morrendo nela. E o povo de Deus festejou e chamou o nome daquela festa de FESTA DE PURIM, que é comemorada até hoje. O melhor da festa Deus está guardando pro final. No final o povo e Ester cantaram, e no final nós vamos cantar. A nossa Vitória não está no começo, não está no meio, a nossa Vitória está no final. Não pare no meio do caminho, Deus não tem prazer naqueles que retrocedem. Deus preparou uma festa no final e você não pode ficar de fora. 

9… ESTEJA EM UMA POSIÇÃO QUE PERMITA DEUS TE USAR.

Ester e Mardoqueu estavam em uma posição que permitia a Deus usá-los para salvar o seu povo da morte. Assim também acontece conosco. Deus quer nos usar, mas pra isso precisamos estar na posição que Deus exige de nós na sua palavra.  Irmãos, a ceara é grande, há necessidade e necessitados pra todo lado, se nós estivermos na posição que Deus quer ele vai te usar como canal do céu na vida de alguém. Quando isso acontece, não só as pessoas, mas nós também recebemos muito da parte de Deus. É uma sensação indescritível quando Deus está usando nossas mãos, nossa boca, nossos recursos e nossa vida. Mas pra isso precisamos estar na posição Que permite Deus nos usar.

Romanos 8:14 – “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”

10… CUIDADO PRA NÃO FICAR PRESO E NÃO QUERER VOLTAR MAIS.

O império Persa era o império que estava no poder depois de derrotar os babilônios. Sendo assim irmãos, mais pra frente o povo judeu ganhou permissão pra voltar pra sua terra e deixar a condição de escravidão. Mas infelizmente muitos preferiram não voltar para casa. Muitos se acostumaram com a vida de escravo ao invés de reconstruir não só o templo e o muro da cidade, mas também reconstruir sua história com DEUS. Então, cuidado pra não ficar preso tão preso a este mundo e não querer voltar mais para casa do pai. Não deixe que o mundo tire você da rota do céu. Sua origem é o CÉU, você foi feito para estar na presença do PAI. Você só funciona nas mãos poderosas de Deus.


Uma resposta para “PREGAÇÃO SOBRE ESTER. 10 Lições”

  1. Paz do senhor Jesus Cristo meu irmão Deus abençoe grandemente sua vida tem sido benção pra todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *