PREGAÇÃO SOBRE JABEZ. 10 Lições 


A história dele é pouco citada na Bíblia, mas o seu testemunho de vida serve de lição e edificação pra mim e pra você.

Pelas complicações e dores no parto sua mãe lhe deu o nome de JABEZ, que significa com dores o dei à luz. Mas a sua história não será marcada pela dor, mas sim pelo milagre.

Leia a passagem que está resumida em dois versículos lá em 1 Crônicas 4:9-10 e confira aqui a aplicação sobre a oração de Jabez pessoal para sua vida. (1 Crônicas 4:9-10). Pregação sobre a oração de Jabez

1… DEUS MUDA A HISTÓRIA DAQUELE QUE ORA.

O nome de Jabez  carregava um peso, uma história de sofrimento. Ele já nasceu tendo que carregar nas costas o fracasso, a tristeza, e o sentimentos de impotência diante de um passado que não poderia ser mudado. Ele tinha tudo para ser um homem infeliz, pra não querer mais viver, seguir em frente, crescer, prosperar porque naquela época as pessoas eram notadas pelo nome que carregavam, e o nome dele carregava dor e angústia. Mas Jabez foi em busca de mudança através da oração. A oração não muda só às coisas, mas também muda a história e pessoas. Clame, ore a Deus, ele muda a história daquele que ora.

2… JABEZ NÃO AFAGOU O PASSADO.

Ao invés de ficar remoendo o passado. Questionando o porquê das coisas terem sido daquele jeito, Jabez buscou a Deus. Jabez não poderia mudar o passado, mas sabia que o seu futuro ainda estava intacto.

Ei, seu futuro ainda está intacto. Ao invés de lamentar pelas perdas,humilhações e fazer carinho no passado, lute pra mudar a sua história. Marcharam seu passado, mas ninguém pode estragar o futuro de Deus pra sua vida. Ainda que as dificuldades da vida trace um futuro pra você, a última palavra é a do Senhor.

3…A SUA DOR NÃO É MAIOR QUE OS PLANOS DE DEUS PRA VOCÊ.

Jabez não deu ibope para o sofrimento. Porque ele sabia que a vida de qualquer pessoa em DEUS tem jeito. 

A sua vida tem jeito sim, e as suas orações tem respostas também. Deus tem uma história nova pra você. Não desista de você!

4… DEUS NÃO MUDOU O NOME, MAS MUDOU A HISTÓRIA.

Deus não fez como fez com Jacó, Abraão e outros, mudando o nome deles, Deus foi direto na história de JABEZ. 

Jabes buscou o caminho certo pra ver sua história transformada, ele buscou a Deus. Então fica a lição: Deus sabe o que precisa mudar para revolucionar a nossa história. 

5… FOI O MAIS ILUSTRE ENTRE OS ILUSTRES.

A bíblia diz que Jabez foi o mais ilustre, o mais destacado entre seus irmãos que são da geração de Jacó. Ou seja, Povo ilustre.

Se destacar no meio de pessoas que não têm nome, é fácil, difícil é se destacar no meio de pessoas ilustres. Mas a bênção de Deus foi tão grande na vida de Jabez que ele alcançou o que ninguém imaginava.

6… JABES DESCOBRIU O CAMINHO DO ALTAR.

Jabes não foi bater boca. Jabez Não foi no cartório pedir pra mudar o seu nome. Não, ele foi pro altar. Ana também descobriu o caminho do altar e foi abençoada. É do altar que vem a resposta. No altar está a resposta. No altar está o cuidado. No altar de Deus está a saída. Coloque a sua vida no altar. Ainda existe um caminho aberto e esse caminho se chama altar de Deus. 

7… BÊNÇÃO GRANDE PARA COMPENSAR GRANDES PERDAS.

Jabez orou para que Deus o abençoasse grandemente.

Só uma grande benção para compensar as grandes perdas por causa de um nome manchado e um passado triste.

Não é que ele esteja sendo ganancioso

8… A QUEM PEDIMOS, DETERMINA O QUE PEDIMOS, COMO PEDIMOS E PORQUE PEDIMOS.

Jabez ora ao Deus de Israel, o Deus que abriu o mar vermelho, deu comida no deserto, tirou água da rocha, e operou maravilhas extraordinárias; o que seria impossível para um Deus que fez tudo isso? Nada não é verdade Irmãos?

Então, quem serve a um Deus tão grande, não receia em lhe pedir coisas grandes.

Deus não dá pedra a quem lhe pede pão, nem cobra ao filho que pede peixe. Mas cuidado como você vai pedir e porque você está pedindo. 

9… SEJA ESPECÍFICO NA SUA ORAÇÃO.

Jabes não fez uma oração vaga, ele foi específico. Olha o que ele diz no versículo 10: “Se me abençoares muitíssimo, e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” Irmãos, Orações vagas são semelhantes a flechas lançadas a esmo, não atingem alvo algum. Ana, quando orou, foi específica na sua petição, e Deus lhe fez ser mãe de filhos. O Cego Bartimeu foi específico na sua petição, ele disse: “Senhor eu quero ver”.

A bíblia está cheia de orações específicas, faça a sua e seja alcançado pelo favor de Deus.

10… QUEM ORA AO DEUS QUE ESTÁ ACIMA, NÃO TEM MEDO DE NADA DO QUE VEM DE BAIXO.

Jabes pediu a Deus pra que nenhum mal o amedrontasse porque sabia que se Deus estivesse com ele o medo tinha que bater em retirada. Realmente o que vem de baixo não atinge quem serve aquele que está acima. Afaste o medo do seu coração, não temas, crê somente e temas a Deus.


6 respostas para “PREGAÇÃO SOBRE JABEZ. 10 Lições ”

  1. Glória a Deus pela tua vida pastor! Qe Deus te abençoe abundantemente, dando discernimento e sabedoria na palavra para continuar edificando a nossa fé, em nome do Senhor Jesus. Deus o abençoe sempre!

  2. Glória a Deus pela tua vida pastor! Qee Deus continue te abençoando abundantemente, dando discernimento e sabedoria na palavra para continuar edificando a nossa fé, em nome do Senhor Jesus. Deus o abençoe sempre!

  3. A paz Pr Amilton deolindo.
    Não tenho palavras para agradecer suas mensagens tem edificado minha vida.

  4. Obrigado pastor muito edificante as suas mensagens tenho a prendido bastante com os seus conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *