PREGAÇÃO SOBRE JESUS NO GETSÊMANI. 10 Lições


O significado do nome Getsêmani é, lugar de espremer ou prensa de azeite. Este nome expressava muito bem a agonia que Jesus sofreu naquele jardim repleto de Oliveira. Leia a passagem que está lá em Mateus 26:36 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. Jesus no Getsêmani. PREGAÇÃO SOBRE JESUS NO GETSÊMANI. 10 Lições

1.. JESUS PREFERIU SANGRAR NO GETSÊMANI  DO QUE PECAR CONTRA DEUS.

A angústia de Jesus foi tão grande, tão profunda que ele suou sangue. Este fenômeno é conhecido como hematidrose. É aí fica a lição, SANGRE MAS NÃO PEQUE, sangre mas não se entregue ao pecado. Jesus preferiu sangrar, sofrer do que pecar contra Deus. Muitos homens e mulheres de Deus, seguidores de Jesus, também preferiram sangrar e não pecar contra Deus. Muitos morreram ao fio de espada, enfrentaram imperadores, coliseu, mas não pecaram contra Deus. Que nossa fé tenha a estrutura de sofrer e não pecar contra Deus.

2.. O AZEITE VALE MAIS QUE A AZEITONA PORQUE PASSOU PELA PRENSA.

Getsêmani significa, lugar de espremer azeite. E depois que o processo era concluído, o azeite tinha mais valor do que a azeitona, sabe por quê? Porque o azeite é fruto de um processo. É por isso que a nossa fé é provada no fogo, porque depois dos processos ela é purificada e se torna mais firme do que antes. O vaso também tem mais valor que o barro, sabe porquê? Porque o vaso passou pelas mãos do oleiro. Passe pelos processos, firme em Deus até chegar no propósito.

3.. JESUS NÃO SÓ NOS CHAMOU PARA SE ALEGRAR COM ELE, MAS SOFRER COM ELE TAMBÉM.

Romanos 8:17 “se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Pedro, Tiago e João estavam presenciaram momentos maravilhosos ao lado de Jesus. Só eles estavam no monte da transfiguração. Só eles viram a filha de Jairo ser ressuscitada por Jesus, mas agora, no Getsêmani eles são convidados a participarem do sofrimento de Jesus. Na caminhada com JESUS não vamos presenciar só milagres, só bênçãos, haverá dias em que vamos ter que participar das suas dores também. Aconteça o que acontecer esteja firme na presença do Senhor Jesus.   

4… JESUS É O SACERDÓCIO PERFEITO.

Veja que tremendo: Jesus deixou 8 discípulos num ponto, levou três (Pedro,  Tiago e João) até um determinado ponto do Getsêmani e Jesus foi além orar a Deus. Isso fala de três lugares, os 8, os 3 e Jesus (lembrando que Judas já tinha se afastado do grupo). Estes três lugares diferentes apontam para três níveis (três lugares) que existiam no tabernáculo. O primeiro nível se chamava PÁTIO ou ÁTRIO, podemos dizer que este nível foi onde os 8 ficaram. O segundo nível se chamava LUGAR SANTO, que representa a posição que Pedro, Tiago e João ficaram. E o terceiro nível, o mais especial de todos era o LUGAR SANTÍSSIMO ou SANTO DOS SANTOS, neste lugar só entrava o sumo sacerdote, e este é o lugar que jesus está na reconfiguração do Getsêmani. Jesus é o nosso sacerdócio perfeito. O único que podia entrar no Santo dos Santos e nos purificar de todo pecado para sempre.

5…VÁ PARA O JARDIM DA ORAÇÃO QUANDO A DOR APERTAR O SEU CORAÇÃO. 

É exatamente este o lugar que você deve ir quando o medo te cercar, quando o abandono ti fizer chorar, quando o coração parecer explodir dentro do peito, vá para o jardim da oração. Estar no jardim da oração é estar no lugar certo, por isso que Jesus não foi vencido, ele estava no lugar certo. Não deixe a fé, e não abandone o que Deus tem pra sua vida,  apenas vá para o lugar certo chamado jardim da oração quando a dor apertar o seu coração.

6…O GETSÊMANI REVELA QUEM ESTÁ DO SEU LADO.

Além de Jesus poder contar com poucos, o Getsêmani revelou quem estava com ele e quem era o traidor. No Getsêmani a máscara de Judas caiu completamente. São os Getsemanis da vida que revelam quem realmente está conosco. Só fica na peneira do Getsêmani quem realmente nos quer bem. Ainda que Pedro, Tiago e João estivessem dormindo, mas eles estavam lá. Ainda que alguém que esteja no nosso não possa fazer muita coisa, o importante é estar ao nosso lado.

7…NÃO PROCURE O GETSEMANI SO NO DIA MAU. 

João 18.2 Jesus costumava ir ao Getsêmani.

Não é orar porque está na prova, mas orar porque tem uma vida de oração. Não é buscar o Getsêmani só no dia em que a corda estiver no pescoço. Mas fazer da oração o seu estilo de vida. Enoque fez o andar com Deus virar um hábito em sua vida. Um Dia não vamos precisar orar porque estaremos com ele para sempre, mas enquanto estivermos com nossos pés no chão devemos estar com nosso coração em oração.

8…O GETSÊMANI REVELA QUE TEM COISAS QUE SÓ DEUS PODE OUVIR SAIR DE NOSSA BOCA. 

Jesus no Getsêmani abriu o coração na presença do pai. Os discípulos não ouviram o que Jesus falava com o pai. Eles não ouviram Jesus dizer “se possível afaste de mim este cálice, mas toda todavia seja feita a sua vontade. Tem coisas que só Deus pode ouvir sair da sua boca. O nome disso é segredo com Deus. Pare de gritar pra todo mundo o que se passa no seu coração,  o que se passa na sua vida. Seja um livro aberto, um coração aberto só diante de Deus. 

9…TEM CÁLICE QUE EU TENHO QUE BEBER.

Jesus orou pedindo que o pai o livrasse do cálice, mas foi do agrado do pai que Jesus bebesse aquele cálice. Tem cálice que nós vamos ter que beber. Tem situação que vamos ter que passar. Assim como o cálice de Jesus fazia parte de um plano grande e perfeito, quando Deus permite algo chegar até nós é porque tem um plano perfeito se desenrolando na nossa vida. Cálices nos levam para próxima fase. Cálices nos levam para um nível maior. O importante é que além de nos proporcionar crescimento, jamais estaremos sozinhos. 

10…DEUS NÃO TE DEIXA SOZINHO NO GETSÊMANI.

Os discípulos de Jesus dormiram, mas Deus não dorme. Os discípulos mantiveram uma distância, mas Deus estava perto, e ainda enviou um anjo para consolar Jesus na hora da dor. Deus não tirou o espinho da carne de Paulo, mas também não tirou a presença dele da vida do apóstolo Paulo. Deus jamais abandonou um filho seu.

Conclusão:

As piores dores que Jesus sofreu foram as dores da alma e uma delas eu destaco aqui, a solidão. Por isso que Jesus levou os seus três discípulos mais chegados e disse: “ficai aqui comigo”.  Mas os discípulos dormiram quando deveriam orar e estavam longe quando deveriam estar perto.

Deus vai colocar alguém para segurar a sua mão neste momento difícil. Se você enfrenta ou se um dia enfrentar um momento assim, saiba que Deus não te abandona. Deus sabe que nós não fomos criados pra estarmos só. Que Deus envie pessoas para te ajudar, de maneira que no dia da luta você se sinta amparado (a) por mãos amigas e corações amigos. Jesus no Getsêmani.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *