PREGAÇÃO SOBRE LÓ. (10 Lições)


Ele andou com o pai da fé e não se firmou na fé. Ele andou com o edificador de altar, mas não edificou nenhum altar. Ele é o símbolo do homem natural que se torna carnal, mas não é espiritual. É dele mesmo que estou falando LÓ o sobrinho inconstante de Abraão. (Gênesis 14:12-24)

1.. LÓ SÓ SAIU PORQUE ABRAÃO SAIU.

Irmãos, quando LÓ saiu, ele saiu porque Abraão o tirou. Abraão teve uma experiência com Deus e saiu da sua terra levando LÓ que era sobrinho de Abraão com ele. Mas no decorrer da sua vida, LÓ não desenvolveu fé o suficiente para caminhar com sua própria fé. FÉ pra sair de Sodoma e Gomorra como fez Abraão ao sair de sua terra em Gênesis 12. Não é fazer porque o fulano fez. Não é estar na presença de Deus porque alguém está. Deus quer desenvolver uma FÉ única e própria em nós. Deus não quer nos ver sendo arrastados pelas pessoas, mas sim pela FÉ. Em Sodoma e Gomorra Abraão não estava lá, e as pessoas nem sempre estarão conosco, mas a FÉ em nosso criador, nos acompanhará em todo tempo.

2… LÓ NÃO EDIFICOU NENHUM ALTAR.

Irmãos, como é que pode alguém andar com Abraão, o homem que por onde passava edificava um altar de adoração a Deus, e não edificar nenhum altar? LÓ teve nada mais e nada menos que um professor ao seu lado chamado Abraão o pai da fé, e mesmo assim não soube aproveitar a grande oportunidade. Não perca a oportunidade, valorize quem Deus colocou na sua vida para te dar crescimento. Geazi andou com o homem de Deus Eliseu e também não se desenvolveu em nada. Deus coloca igreja, irmãos, pastor, cônjuge para nos levar a novos níveis. Nosso desenvolvimento cristão funciona como um tripé, é Deus, o segundo é a igreja ou alguém que Deus usa e a outra parte do tripé é você. 

3… LÓ NÃO ANDA PELA FÉ, ANDA POR VISTA.

Em Genesis 13.10 diz que “Ló levantou os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada”

Abraão deixou LÓ escolher e o critério que LÓ usou foi a vista ao invés de usar a FÉ. Mas este andar por vista de Ló o levou para uma das cidades mais pecaminosas que poderia existir naquela época. O lugar era tão tóxico que Deus teve que destruir a cidade. Não tome decisões com base na lógica ou naquilo que agrada os olhos naturais. Tome decisões depois de orar a Deus primeiro. Tome decisões depois de se orientar pela palavra pra saber a vontade de Deus. Isso é tomar decisão, escolher pela FÉ.

4… NÃO VOLTE PARA O LUGAR DE PERIGO.

Irmãos, em Gênesis 14, LÓ já está morando em Sodoma e Gomorra, e durante uma guerra que houve de 5 Reis contra 4,  Ló foi levado como escravo. Abraão teve que se envolver na guerra pra libertar o sobrinho LÓ. Mas mesmo depois de um livramento como este, LÓ insiste em voltar para Sodoma e Gomorra. A experiência do cativeiro não serviu de lição para ele, porque ele  já estava acostumado ao pecado da cidade. LÓ preferiu permanecer em Sodoma e Gomorra logo preferiu permanecer no lugar do perigo. Tem pessoas que Deus tira do perigo e ele volta. Está na cara que seu lugar não é Sodoma e Gomorra, está claro que seu lugar não é no mundo. Está claro que seu lugar é na presença do pai. Assim como Sodoma e Gomorra tem um fim triste, esse mundo também. 

5… TEM LUGARES QUE SE DEUS NÃO TE TIRAR, VOCÊ NÃO VAI QUERER SAIR.

LÓ saiu através de um reboque do céu e com cheiro de fumaça das cidades ímpias de Sodoma e Gomorra. 

Os anjos de Deus chegam em Sodoma para destruir a cidade porque lá não havia nem dez justos sequer. Os anjos tiveram que apressar Ló, mas ele demova.

E quando já estavam fora da cidade, um anjo lhe disse: O coração dele estava lá, lá estava seu tesouro. Ló saiu de Sodoma na última hora. Foi salvo com cheiro de fumaça.

TEM LUGARES QUE SE DEUS NÃO TIRAR, A GENTE NÃO VAI QUERER SAIR. Que Deus te tire de todo lugar que te faz mal. Que Deus te tire de todo caminho que não seja o dele pra sua vida. Tudo porque ele te ama demais pra te deixar ir rumo às armadilhas da vida.

6…LÓ NÃO CONTAGIOU NINGUÉM. 

Irmãos, quando Deus estava pra destruir as cidades de Sodoma, Gomorra e outras cidades daquele local, Deus não esconde esse fato de Abraão. E durante o diálogo, Abraão intercede pela cidade de Sodoma e gomorra e pregunta pra Deus no capítulo 18.23 e 24 de Gênesis dizendo: “Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás também,..?” Mas pra surpresa de Abraão a conta chega nos 10, ou seja, nenhum justo havia na cidade, e LÓ só foi salvo pela intercessão de Abraão. LÓ não contagiou ninguém. LÓ não falou nada sobre o Deus de Abraão para aquele povo. Não podemos aderir o comportamento de LÓ nessa terra. Me lembrei das palavras de Deus para o profeta Ezequiel no capítulo 2:7 “Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.” Faça sua parte, contagie e não seja contagiado. 

7… ESCAPE PELA SUA VIDA.

No capítulo 19:17 do Gênesis, Deus diz assim pra LÓ “Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti,”

Sabe porque isso foi dito a LÓ? Porque escapar por sua vida fala da individualidade na salvação. A salvação é individual. Você já tentou, falou, mostrou, não te deram ouvidos,  então escape deste grupo que não quer nada com Deus. Escape deste círculo de amizade que além de não querer ouvir a palavra, ainda está te tirando da reta da salvação. E já que a salvação é individual, não adianta ninguém se escorar na fé de pai, mãe, cônjuge, pastor ou amigo. A ordem é: “ESCAPA-TE POR SUA VIDA”.

8…LÓ PREFERE O LUGAR PEQUENO. 

Em Gênesis 19:17 LÓ recebe a ordem de fugir para o monte, e fugir para um lugar alto. Porém no Versículo 20 LÓ  questiona o SENHOR  pedindo para não ir para um lugar alto,  mas ficar em uma cidade chamada Zoar que quer dizer pequena. Deus quer levar LÓ para um lugar alto, mas LÓ quer ir para uma cidade pequena e é nesta cidade pequena que ele vai se embriagar  e suas filhas vão cair no pecado de incesto. Está vendo porque Deus está sempre almejando lugares altos pra nossa vida espiritual. Justamente pra nos livrar da vergonha e má reputação do pecado. É um perigo não crescermos, é um perigo não irmos para lugares altos.

9… LÓ SAIU REBOCADO, COM CHEIRO DE FUMAÇA.

Se não fosse a intercessão de Abraão e a intervenção divina, LÓ seria morto naquela cidade. Eu não quero isso pra minha vida. Uma coisa é o exemplo do ladrão na cruz, ele só teve aquela chance de conhecer a verdade. Outra coisa é a pessoa ter várias oportunidades, e só no fim da vida, num leito de hospital conhecer a vida. Eu quero ser usado ao máximo. Nossa vida é pra louvor da Glória de Deus. Depois que a idade chega, sabe o que acontece? Muitos lamentam por não terem se lançado no Reino de Deus. É Eclesiastes 12. 1 latejando em nossos corações e dizendo: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;”

10… EU SÓ QUERO ESTAR ONDE DEUS ESTÁ. 

LÓ foi para um lugar onde Deus não estava. Sodoma, Gomorra e toda aquela campina era símbolo de lugares onde Deus não está. 

Cuidado, tem muitos lugares “bonitos” em que Deus não está. Lugares bonitos sem DEUS se tornaram feios , e lugar feio com DEUS é paraíso. O salmista disse que mais vale um dia na presença de Deus, do que mil em lugares onde Deus não está. O céu só é céu porque Deus está lá. Se Deus não estiver não é céu. Esteja na presença do REI e faça dela a sua morada.

PREGAÇÃO SOBRE LÓ. (10 Lições)


2 respostas para “PREGAÇÃO SOBRE LÓ. (10 Lições)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *