PREGAÇÃO SOBRE PEDRO. 10 Lições


Ele é um dos personagens do Novo Testamento que mais se destaca por sua humanidade, erros e acertos. Bom nas palavras e péssimo na prática, através dele podemos aprender muito mais que as 10 lições que eu separei sobre ele. É dele mesmo que estou falando, Pedro, o simples pescador de peixe que se tornou em um grande pescador de almas de vidas. Então, sem perda de tempo, vamos mergulhar na pregação sobre Pedro.

1…PEIXE VIVO PRA MORRER E HOMEM MORTO PRA VIVER.

Quando Jesus chamou seus discípulos pra pescar homens, estava acontecendo uma grande diferença entre os peixes que os discípulos pescavam e as pessoas que seriam fisgadas pelo evangelho. Os peixes seriam pescados vivos pra morrerem e os homens (as pessoas) seriam pescados mortos em seus pecados pra viverem uma vida Santa e irrepreensível diante de Deus. 

Este é o poder da missão que Jesus entregou em suas mãos: pescar o homem pecador para que  reviva uma nova criatura pra Deus. Pedro continuou pescando, só que agora era para o Reino de Deus. 

2…DEUS JÁ CONTAVA COM A CONVERSÃO DE PEDRO.

Irmãos,  olha só o que Jesus disse pra Pedro em Lucas 22.32 “Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, QUANDO TE CONVERTERES, confirma teus irmãos. Jesus disse: “QUANDO VOCÊ SE CONVERTER”, ou seja, Jesus já dava sinais de que Pedro um dia seria uma bênção e confirmaria, ajudaria seus irmãos a se tornarem bênçãos também nas mãos de Deus. Deus conta com a nossa conversão. Tem pessoas que ainda estão passando pelo processo de libertação, de mudança e transformação, mas quando este processo passar, estas pessoas serão mãos de Jesus para levantar outros irmãos. E pra confirmar a fé dos irmãos e para que se cumprisse o que Jesus disse, Pedro escreveu duas cartas de edificação. Vamos, se levante logo, faça tudo aquilo que acelera seu processo de conversão e seja uma bênção nas mãos de Deus e na vida das pessoas. 

3…BOM NAS PALAVRAS, MAS PÉSSIMO NAS PRÁTICAS.

Pedro parecia ser o porta voz do grupo. No grupo dos 12 discípulos mais chegados, ele foi o que mais dirigiu a palavra a Jesus. Algumas frases como  “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” , “Estou pronto para ser preso e morrer com o senhor!” e essa aqui ó: “E Pedro disse a Jesus: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.”, mostram que Pedro era bom nas palavras. Mas a nossa virtude não está no falar e sim no praticar. Ouvir, falar e não praticar não muda a nossa vida.  Receba Tiago 1.22 pra sua vida que diz: “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.” Pregação sobre Pedro.

4…PEDRO ACHAVA QUE ESTAVA PRONTO.

Em Lucas 22:33 diz que Pedro disse a Jesus que estava pronto pra ser preso e morrer com o senhor Jesus. Mas no versículo 34 Jesus disse que antes que o galo cantasse, Pedro negaria Jesus três vezes”

Pedro colocou confiança no seu próprio “eu”, e aí começou sua derrocada espiritual. Este foi o primeiro degrau de sua queda, autoconfiança. Irmãos, a tal da psicologia de autoajuda está deixando Deus, a fonte da nossa força de lado, e colocando o homem como o centro. Somos fracos, limitados e precisamos muito mais da ajuda do alto do que da autoajuda.

5…CUIDADO COM O DISTANCIAMENTO.

A bíblia diz em Lucas 22:54 que “Pedro seguia Jesus de longe”. Este “seguir Jesus de longe” fala de um distanciamento espiritual. Quem está longe não percebe a presença de JESUS. Quem está longe não ouve a voz do mestre. Quem está longe precisa de uma fogueira, como Pedro precisou, para tentar suprir a ausência do calor do amor de Deus. Enquanto Pedro estava longe, João acompanhava Jesus de perto e acompanhou Jesus até a cruz, na qual ele viu seu Salvador sofrer e morrer. Eu quero ser como João, seguindo Jesus de perto e mantendo ACESA a chama do Espírito Santo dentro de mim.

6…NÃO VIGIA POR UMA HORA, MAS FICA MAIS DE UMA HORA NA FOGUEIRA.

No Getsêmani, Pedro não consegue orar por mais de uma hora, mas em Lucas 22:59 diz que ficou  Mais ou menos uma hora se aquecendo na fogueira. Muitas são as vezes que não conseguimos dedicar tempo à oração, tempo a palavra de Deus, mas conseguimos assistir uma série inteira onde cada episódio dura em torno de 50 minutos cada. Ou gastamos tempo com outras coisas que não edificam a nossa alma. Não quero dizer que não podemos ter vida social, mas é no uso do tempo que demonstramos nosso amor pelas coisas de Deus. O que estamos fazendo com nosso tempo? Receba Efésios 5:16 que diz: “Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.” Pregação sobre Pedro.

7…O MALIGNO SEMPRE TERÁ UMA FOGUEIRA QUANDO A SUA FÉ ESTIVER FRIA.

Assim como nos dias de Jonas tinha um barco prontinho pra auxiliar na desobediência dele, na vida de Pedro tem uma fogueira acesa, prontinha para ajuntar ele na roda dos escarnecedores e levá-lo a negar Jesus. Cuidado porque porque o inimigo não perde tempo preparando laço, preparando armadilha, quando chegamos no local da desobediência,  a fogueira já está preparada. Mas saiba que se você está em uma dessas fogueiras, Jesus está de braços abertos para te abraçar com a graça dele. Onde o pecado abundou, superabundou a graça de Deus.

8…SÓ NA FOGUEIRA DE JESUS TEM PEIXE E PÃO.

Quando Pedro negou Jesus, ele fez isso ao redor de uma fogueira, mas em João capítulo 21 Jesus já ressuscitado aparece para os discípulos, opera uma pesca milagrosa, prepara uma fogueira e assa peixe e pão. Já que foi à beira de uma fogueira que Pedro traiu Jesus, é na beira de uma fogueira que Pedro vai confessar arrependido que ama Jesus. Só que a fogueira de Jesus não é vazia, tem peixe e tem pão. Peixe fala de almas e pão fala de palavra, ou seja, a partir daquele momento Pedro e os demais ganhariam almas através da palavra. A fogueira do mundo é  vazia, mas a de Jesus tem alimento pra sua alma pra te salvar e levar para o céu. 

9…E A PEDRO!

Esta frase arranca lágrimas dos nossos olhos. Sabe porque? Porque lá Marcos 16:7 um anjo disse a algumas mulheres para contar aos discípulos do Senhor “E A PEDRO” que Jesus havia ressuscitado. Este “E a Pedro”, é confortante demais. Por negar Jesus 3 vezes Pedro receava nunca mais ter uma segunda chance. Pedro receava que Jesus nunca mais confiasse a ele uma tarefa importante. Mas ao invés disso, Jesus inclui o “E A PEDRO”. Oh, Glória!! Talvez você esteja como Pedro nesta hora dizendo: “caí, nunca mais Jesus vai contar comigo”, “errei, nunca mais voltarei ser o mesmo cristão de antes.” Ei, Deus te colocou na direção deste vídeo pra te dizer: Filho (a) substitua o “E A PEDRO” e no lugar do nome de Pedro coloque o seu nome “E A….”

10…FAZ OUTRA VEZ.

Depois da queda, Pedro voltou a ser pescador de peixes. Isso está registrado lá em João capítulo 21. Mas por incrível que pareça,  Jesus realizou mais uma pesca maravilhosa. Ou seja, Jesus pode fazer outra vez. Você pode ter a mesma comunhão outra vez. É injusto desistir de você, já que Jesus não desiste de você. Jesus se recusa a te deixar voltar para o lugar de onde ele te tirou. Me lembrei daquele hono: “FAZ OUTRA VEZ, FAZ OUTRA VEZ, FAZ OUTRA VEZ COMO NA PRIMEIRA VEZ.”

Pregação sobre Pedro.


2 respostas para “PREGAÇÃO SOBRE PEDRO. 10 Lições”

  1. Meu pastor que benção essas msg sua tem me ajudado que o senhor Jesus possa cada vez mais honra o senhor aqui e o evangelista Ari que fala com o senhor pelo ZAP Deus abençoe

  2. Pastor Amilton, suas mensagens tem sido edificantes para o meu ministério, utilizo de aplicações para as minhas pregações, que Deus continue te abençoando na re relação da palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *