RAABE. 11 Lições

“Foi pela fé que Raabe, a prostituta, não morreu com os que tinham desobedecido a Deus, pois ela havia recebido bem os espiões israelitas. (Hebreus 11:31). E eu separei 11 lições sobre esta mulher incrível que além de entrar  pra galeria dos heróis da fé, ela é uma das poucas mulheres citadas na genealogia de Jesus Cristo. Leia a passagem sobre ela que está registrada em Josué capítulo 2 e capítulo 6 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1…RECEBEU GRAÇA EM MEIO AO JUÍZO. 

Enquanto Jericó estava sendo destruída, Raabe estava recebendo a graça da salvação. Já parou pra pensar que bênção foi essa? Enquanto este mundo se desaba, tem um povo recebendo a graça de conhecer o messias. O salvador ungido de Deus. E aí, depois dessa graça, entendemos que este mundo tem um fim. Enquanto este mundo caminha pra um fim, a inauguração do céu se aproxima.  João 14:3 diz: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

2…CASA QUE HOSPEDA DEUS NÃO CAI.

Raabe hospedou os servos de Deus, automaticamente ela estava abrindo as portas de sua casa para o projeto de Deus entrar em sua vida e em sua família. E quando a cidade de Jericó é destruída no capítulo 6 de Josué, a muralha cai, mas a casa dela fica de pé. A casa que hospeda Jesus não cai. Uma casa sobre a rocha tem base, tem estrutura. Se Você é uma casa edificada sobre a Rocha, nada e ninguém te afasta, nada e ninguém desaba sua comunhão com Deus. Há uma estrutura que não vem da casa, mas sim de onde ela está edificada. E segundo Mateus 7. 24, Jesus disse que basta ouvir e praticar a palavra para que a nossa casa seja inabalável. 

3… DEUS VAI MUDAR O AMBIENTE DESTA CASA.

A casa de raabe era um  ambiente de prostituição, mas se tornou um ambiente de graça, misericórdia e adoração ao único Deus. Independente do ambiente, o nosso Deus é cirúrgico em transformar ambientes, tanto no lar quanto na sua casa espiritual. Assim como ELE trouxe vida na casa de Jairo quando sua filha estava morta, ELE pode trazer vida pra sua vida espiritual ou mudar o ambiente dentro da sua casa, dentro do seu lar.

4… O MAIOR MILAGRE NÃO FOI A MURALHA CAIR, MAS SIM A CASA DE RAABE PERMANECER DE PÉ.

Só aquele pedacinho não foi atingido pela destruição. Que coisa linda meus irmãos! Eu sei que a queda das muralhas foi algo tremendo, mas aquele pedacinho, aquela parte do muro ficar intacta, foi surreal. Sabe porque? Muros caindo falam de conquistas pessoais, vitórias, mas aquele pedacinho de pé fala da obra de estrutura que Jesus construiu dentro de nós. O pedaço do muro em pé fala da obra de conversão que Cristo garantiu na cruz. Estrutura para estar de pé.

5…A FÉ TE DÁ CORAGEM.

Em Josué 2:10 A Raabe disse as seguintes palavras para os espias: “temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós,” Raabe disse que tinha ouvido. E a fé vem através de ouvirmos a palavra de Deus. E a fé verdadeira é corajosa. Por isso que Raabe tomou uma decisão perigosa de ajudar os espias de Israel a se esconderem do rei de Jericó. E foi essa fé corajosa de Raabe que trouxe livramento de morte para ela e sua família. Precisamos de uma FÉ assim pra vencer o mundo, os problemas, nossas limitações e mudar nossa história. Precisamos de coragem para nos posicionar como cristãos. Precisamos de coragem pra vencer o pecado, não negar o nome de Jesus,  seguir em frente sem desistir. Precisamos de fé corajosa. Receba esta fé sobre a sua vida nesta hora.

6…O SANGUE TE DEIXA EM NÍVEIS ACIMA DA SUA CAPACIDADE.

O fio de escarlate aponta para o sangue de JESUS. A palavra escarlate no hebraico é uma variação da cor vermelha. Aquele fio de escarlate na casa de Raabe era o sinal que livrava ela e sua família da morte. Mas também colocava ela em outro nível. Porque quando as muralhas caíram, só a casa de Raabe ficou em um nível acima dos demais.

DEUS se deparou com a vida de uma prostituta e colocou ela em um nível acima da capacidade dela. Agora ela está em outro nível, não mais ao nível baixo da prostituição ou aquele que a sociedade faça pra ela. Quem está em Cristo está em níveis acima, não do que os outros, mas níveis acima de sua capacidade. 

7… NÃO TIRE O FIO DE ESCARLATE DA JANELA. 

Um outro detalhe é que ela não tirou o fio de escarlate enquanto o milagre não aconteceu. Talvez outros no lugar dela teriam desistido de deixar aquele sinal ali, mas ela seguiu firme acreditando que aquele sinal faria a diferença em algum momento da vida dela.

Não tire o sinal da sua vida. Aquele sinal atraiu um sinal de milagre. Muito a vai bem até um determinado ponto, mas infelizmente desistem. Fique firme, já momentos em que a nossa fé e paciência estão sendo testadas para serem aprovadas.

8…O REINO NÃO FICA DEVENDO NADA.

Raabe investiu tempo, finanças alimentando e abrigando os espias. Mas no final recebeu muito mais do que investiu. Ninguém vai sair perdendo com Deus. Em tudo nós fomos enriquecidos. Deus não está nos devendo nada. Todo esforço no Reino de Deus será recompensado. Apocalipse 22:12 “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

9…FEZ ALIANÇA COM AS PESSOAS CERTAS.

Raabe foi sábia e fez aliança com as pessoas certas, ela fez aliança com os espias de Josué. Precisamos de muito cuidado para não fazermos aliança com as pessoas erradas. O que levou Israel muitas a servir outros deuses foi a aliança errada com os povos pagãos vizinhos.

Ore a Deus pra não cometer o erro de fazer aliança conjugal, financeira, espiritual, fora da vontade do Senhor. Isso traz muita dor de cabeça. Então fique vigilante. 

10…A FÉ GERA OBRAS.

Raabe se tornou uma mulher de fé porque ouviu falar no Deus de Israel. A partir daí a fé dela entrou em ação e ela começou a gerar obras baseada na fé. E uma delas foi esconder os espias de Josué. A nossa fé em CRISTO gera obras. Ninguém que é nascido de Deus fica na inércia e inativo. A FÉ É ATIVA. A FÉ GERA AÇÃO. A FÉ GERA ATITUDES. A FÉ PRODUZ. Ninguém será salvo pelas obras, mas as obras acompanham a vida de uma pessoa salva com uma FÉ inabalável em Cristo. Não aceite a inércia, faça alguma coisa em prol do rei e do Reino.

11…EU NÃO ME IDENTIFICO MAIS COM ISSO.

Foi isso que aconteceu na vida de Raabe. Ela estava cansada daquela vida. Quando ela ajudou os espias, era o mesmo que dizer: eu não me identifico mais com essa vida de pecado. Eu não me identifico mais com esse povo, eu quero fazer parte do povo de Deus. Deus é perfeito em pegar pessoas que não se conformam mais com este mundo e transportá-los do pecado ao arrependimento.  Ela representa aqueles que não aguentam mais a vida que estão vivendo fora dos caminhos do Senhor. Você crer que Deus pode fazer este translado na sua vida ou na vida de alguém que você tanto ama e ora? Estão, tudo é possível! Uma parte gloriosa desta história é que Raabe aparece na genealogia de Jesus. Baseado nisso eu digo o seguinte: se você não é, ainda dá tempo de fazer parte da família de Jesus.

1 comentário em “RAABE. 11 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima