SALMO 91. 10 Lições

Muitos usam o Salmo 91 de forma incorreta, colocando a Bíblia aberta na página do salmo, achando que com isso poderão proteger sua vida e suas casas. Mas a proteção atribuída ao Salmo 91, não está na Bíblia aberta, mas sim em um coração aberto para praticá-lo em nossas vidas. E eu separei 10 Lições sobre este salmo bastante conhecido. Leia o salmo 91 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1… É AQUELE QUE HABITA, E NÃO AQUELE QUE VAI DE VEZ ENQUANTO.

A parte A do versículo 1 começa dizendo que “AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo,” E eu aprendo que há uma grande diferença em habitar e visitar. Ao invés de habitar, tem muita gente só visitando a presença de Deus. A proteção divina é um privilégio para aqueles que habitam em Deus.  Habitar no esconderijo do Altíssimo é um atributo do verdadeiro crente.

Quem habita conhece o reino por dentro, e não de ouvir falar, e não na teoria.

Quem habita no esconderijo do altíssimo adora a Deus pelo lado de dentro do véu. Habitar na presença do Senhor é ser templo do Espírito Santo. 1 Coríntios 3:16 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Deus habita em quem escolheu habitar NELE.

2… SÓ FAZ SOMBRA AQUILO QUE ESTÁ PERTO.

A parte B do versículo 1 diz que na “sombra do onipotente descansará” Isso quer dizer que pra que eu possa me esconder na sombra do altíssimo eu preciso estar perto DELE. Junto a Deus. A coluna de nuvem no deserto não somente guiava o povo, mas também fazia sombra protegendo eles do calor do deserto. O sol quente fala de problemas inevitáveis. Porque assim como é inevitável o nascer do sol, alguns problemas inevitavelmente batem na nossa porta. Não podemos evitar se deparar com perigos desconhecidos. Mas podemos escolher passar pelo sol do deserto debaixo da nuvem protetora do SENHOR Jesus em nossas vidas.

3… QUANDO DEUS ESCONDE NINGUÉM ACHA.

Receba esta verdade sobre sua vida. Quando Deus escondeu Elias ao lado do querite, nem Acabe e Jezabel acharam Elias.

 Quando Deus esconde ninguém acha. Todo aquele que é nascido de Deus, o maligno não toca. O sanguinário não vai te achar. O maligno não vai te achar. Em Mt 23:37 Jesus retratou a salvação dos cristãos descrevendo os pintinhos se escondendo debaixo das asas da galinha. Deus nos esconde pra nos proteger, mas também nos esconde pra nos preparar para um propósito. Deus não esconde pra matar, mas sim pra proteger e preparar. Seja qual for o propósito pelo qual Deus está te escondendo, tenha certeza que ninguém te achará. 

4… DIREI DO SENHOR.

No versículo 2 acontece algo tremendo, o salmista diz o que ele vai dizer sobre DEUS. Ele diz: “Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.” O que me impressiona é que o salmista não tem o que reclamar de Deus. Ele só consegue expressar que Deus é o seu tudo. E independentemente do que os outros possam dizer a respeito de Deus, para o salmista, Deus é a maior bênção da sua vida. Independente do que os outros acreditam, o salmista enche o peito e diz: 

“nele confiarei.” Não faltam motivos para bendizemos a Deus. Sobre ele eu só tenho uma coisa pra dizer: “Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”

5…NÃO SEJA UMA PRESA NO LAÇO DO PASSARINHEIRO.

No versículo 3 o salmista diz: “Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.” O passarinheiro é o maligno tentando te laçar. O passarinheiro quer abater aquilo que voa. E toda armadilha tem uma isca. Muito cuidado porque tem coisas que vêm fantasiadas de bênção, vem fantasiadas de coisas boas, mas são iscas do laço do passarinheiro. Está roubando a sua fé, está roubando seu tempo, está mexendo com a estrutura da sua família. Laço do passarinheiro é tudo aquilo que te faz de refém, é tudo aquilo que quer te aprisionar. Olha o que está escrito no Salmo 124:7 e 8 “A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. 8 O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra. Só tem uma forma de não cair no laço, na armadilha do mal, se refugiando em Deus. 

6… DEFESA CONTRA GRANDES E PEQUENOS ATAQUES.

A parte B do versículo 4 diz que “a sua verdade será o teu escudo e broquel.”

O broquel é um escudo menor que o escudo normal. Enquanto o escudo era usado para se defender de grandes ataques, o broquel servia para se defender de pequenos ataques porque ele proporcionava mais agilidade. A presença de Deus, pela palavra, BLINDA os nossos corações de grandes e pequenos ataques. Aquelas palavras que afetariam nossa comunhão e entristece o nosso coração, não tem efeito maior que a palavra de Deus sobre nossas vidas. Em Deus temos ferramentas contra todos ataques do mal, até os mais sutis.

7… MILHARES DE LIVRAMENTOS POR DIA. No versículo 7 o salmista contabiliza milhares de livramentos por todo lado. Ele diz: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não será atingido.” Eu sei que o salmista não está prometendo a ausência de lutas, mas o que ele está dizendo é que Deus está no controle de tudo aquilo que se levanta. Deus está a par da situação para blindar o nosso coração para que onde milhares temeram, caíram, nós não venhamos temer e cair também, mas permanecer firme na presença DELE. Também não podemos negar que Deus é o SENHOR do livramento. O salmista contabilizou milhares de livramentos, e não podemos negar que Deus tem nos livrado do mal. Tanto nos livramentos visíveis quanto invisíveis. 

8…ORAÇÃO  COM RESPOSTA.

No versículo 15 o salmista diz: “Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.” O salmista não diz: “ele me invocará e eu vou pensar se respondo, ou, ele me invocará e ano que vem a gente ouve. Ore nessa certeza no seu coração e não deixe a dúvida tomar conta do seu coração. O nosso Deus ouve e responde nossas orações. Ore como Daniel que mesmo diante de um aparente silêncio do céu, continuou orando até o vigésimo primeiro dia quando o anjo trouxe a resposta. 

9… DEUS É O LUGAR MAIS SEGURO DA TERRA.

É isso que o salmista deixa claro, Deus é a segurança em todo tempo, principiante em tempos de incertezas e insegurança. Aqueles que habitam no Senhor permanecem seguros quando estão fazendo a vontade dele. Nunca estaremos completamente seguros se não estivermos firmados em Deus. Hebreus 13:5 “ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”

Salmos 4:8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. Percebeu como estamos seguros em Deus?

10… O FINAL  DA NOSSA FÉ É A SALVAÇÃO. 

No versículo 16 o salmo 91 termina com a palavra que explica o resultado de uma vida que escolheu confiar em Deus, salvação.

O versículo 16 termina assim: ” Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.” O mesmo acontece com a fé que é depositada em Jesus, o final é salvação. Olha só o que está escrito lá em 1 Pedro 1:9 ► “alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.”

Ou seja, a fé tem um fim, porque um dia estaremos no céu, e no céu não precisa de fé, estaremos diante dele. Mas repare que este fim é um final feliz: a salvação da vossa alma.

2 comentários em “SALMO 91. 10 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima