Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições

A Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições

O estudo bíblico “Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições”, está em Mateus 4. Vale destacar que Jesus enfrentou o inimigo como homem, ou seja, Ele não usou nenhum de seus atributos divinos, por isso, no versículo 4, Jesus teve fome. Jesus derrotou o inimigo usando os mesmos recursos espirituais que estão à nossa disposição: o poder da Palavra de Deus (“está escrito”).

Espero que o estudo bíblico “Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições”, seja produtivo.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

1ª Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições: NÃO É PECADO SER TENTADO.

De acordo com Hebreus 4.15, “Jesus em tudo foi tentado, mas não pecou”. O fato de sermos não significa que estamos em pecado, e sim quando cedemos à tentação. Conforme 1ª Coríntios 10:13, “Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que podemos suportar”. Um outro ponto importante é que, conforme Tiago 1.13, “Nenhuma tentação vem de Deus”, pois é o inimigo quem joga a isca da tentação. Então, toda vez que a tentação bater na porta do seu coração busque forças em Jesus, pois ele venceu e nos fortalece para vencer. Ore a Deus, porque a oração fortalece o cristão, por isso, Jesus disse: “Vigiai e orai, para que não entrem em tentação”.

OS DOIS MOMENTOS MAIS PERIGOSOS PARA O CRISTÃO.

2ª.1 A Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições: DEPOIS DA VITÓRIA.

JESUS havia acabado de receber as seguintes Vitórias: ser batizado no Rio Jordão pelo profeta João Batista, ouviu o PAI dizer: “Este é o meu filho amado” e o Espírito Santo deceu sobre Ele. Certamente, foram três vitórias com “V” maiusculo. Isso nos ensina que devemos manter a vigilância após as conquistas. Muitos perdem a vigilância, a humildade e deixam de depender de Deus. Sendo assim, que Deus nos dê discernimento para administrar bem nossas vitórias. Deus não te deu nada para te fazer melhor ou pisar em alguém. A bênção não pode roubar o lugar do abençoador.

3ª.2 A Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições: QUANDO ESTAMOS SOZINHOS.

O segundo momento perigoso na vida do cristão é quando ele se encotra sozinho. De acordo com o texto, humanamente falando, Jesus está sozinho no deserto. Não há nenhum parente ou conhecido por perto. Então tome cuidado, pois o inimigo sabe como usar o nosso momento a sós contra nós mesmos. Por isso, o ideal é, sempre que possivel, estar acompanhado do seu cônjuge. Cuidados como não dar carona para ninguém do sexo oposto; visitar a casa de pessoas que seus respectivos cônjuges não estão presentes; curtidas; caixas de mensagem, etc. Nunca diga: “ISSO NUNCA ACONTECERÁ COMIGO”

4ª NÃO É HORA DE AGIR, ESPERE E CONFIE.

JESUS se manteve firme e deixou a palavra agir em sua vida, pois Deus era o seu sustento. Por isso, Jesus não tomou a frente para resolver a situação, ele entendeu que era a hora de Deus agir. Isso nos ensina a frear nossa mania de querer resolver tudo. De acordo com Salmo 40:1, ,”o salmista conseguiu se conter e esperou com paciência pelo agir do Senhor, Deus ouviu o seu clamor e o socorreu”. Que o Espírito Santo te oriente sobre a hora de agir ou esperar pelo Senhor.

5ª SE TU ÉS O FILHO DE DEUS.

De acordo com Mateus 3, Jesus ouviu o Pai dizer que ele era seu filho amado.

Jesus não se apresentou, ele foi apresentado pelo Pai. Porém, segundo o capítulo 4, na tentativa de lançar dúvidas e desmerecer o que o Pai falou no capítulo 3, o diabo disse: “Se você é o filho”. Com certeza esta expressão visava manchar a certeza que Jesus tinha em seu coração sobre sua filiação com o Pai. O inimigo tentou colocar dúvida no coração de Jesus para que o Mestre pensasse: “SERÁ QUE SOU FILHO DE DEUS, MESMO?” ou “SE SOU FILHO DE DEUS, ENTÃO PORQUE ESTOU PASSANDO POR ESTE DESERTO?”.

Assim como nenhuma investida do mal conseguiu tirar Jesus do propósito, que nada abale sua convicção de filho de Deus e nenhuma circunstância te faça pensar que Deus te abandonou. Conforme disse 1ªJoão 3.1, “somos filhos de Deus”. Neste contexto, a expressão “filho de Deus” trata da nossa filiação espiritual. Ser filho de Deus é pertencer a família de Jesus. Então, não deixe nada lançar dúvidas em seu coração.

6ª ADORAR O ADVERSÁRIO, ISTO NÃO ESTÁ ESCRITO.

Ainda que distorcido de seu contexto, o maligno citou versículos em todas as ofertas. Porém, na terceira e última tentação, o inimigo não encontrou nenhuma referência bíblica para Jesus adorá-lo, pois sabia que só Deus deveria ser adorado. Diferente do inimigo, Jesus tinha base bíblica para adorar somente ao Senhor, sendo assim, o Mestre citou Deuteronômio 6.13, e disse: “Somente ao Senhor seu Deus adorarás e só a ele servirás”. Seria o mesmo que Jesus dizer ao maligno: “Não existe base bíblica para re adorar, mas para adorar a Deus, sim, há muita base bíblica”. Então, adore o verdadeiro Deus até mesmo no deserto.

7ª JESUS TEVE FOME E NÃO VONTADE DE PECAR.

A princípio, tudo que o maligno desejava era ver Jesus desistir e pecar. De acordo com o versículo 2, “Depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus teve fome”. A fome de Jesus era de ordem física, seu corpo precisava de alimento, mas sua alma estava alimentada de Deus. Por isso, Cristo não teve fome, apetite nenhum pelo pecado. Nem mesmo quarenta dias de fome foram motivos para Jesus ser seduzido pela necessidade. A postura de Jesus era firme porque ele tinha comunhão com Deus, pois a vida com Deus faz toda diferença no dia da tentação. Então, faça como o salmista no Salmo 54.4, “Tenha Deus como seu socorro e o seu sustento”.

8ª JESUS NÃO DEIXOU PARA SE PREPARAR EM CIMA DA HORA.

A vida de Jesus era consagrada a Deus. Nele havia uma sequência benevolente cercada de hábitos de edificação. Ele não deixou para se preparar no dia do combate. De acordo com 1 Coríntios 9.25, “Aqueles que lutam o combate do Senhor, devem se abster de tudo que não edifica”. O cristão que não se abastece de Deus, sua força é pequena no dia da batalha. Conforme Provérbios 24:10, “Aqueles que se encontram fracos no dia da angústia, tem uma força pequena”. Infelizmente, muitos cristãos só adotam uma vida de oração e leitura da palavra quando as adversidades da vida batem à sua porta. Então, vença a preguiça espiritual e não poupe esforços para se revestir de toda armadura de Deus.

9ª O INIMIGO USA OS SEUS PONTOS FORTES PARA TE FAZER FRACO.

Geralmente, o inimigo se beneficia das nossas fraquezas e inclinações para nos fazer pecar contra Deus. Mas não se esqueça que ele tambem pode nos fazer pecar através de nossas habilidades. Sem sombra de dúvidas, Jesus poderia não apenas transformar pedras em pães, mas também fazer muito mais. Porém, Jesus não usou as suas habilidades para engrandecimento e benefício próprio. Então, seja um bom administrador de seus dons e talentos. Faça tudo para Glória de Deus. Se você é um bom profissional, canta, prega, ajuda os necessitados ou possui algum outro dom, não deixe o seu coração se engrandecer. Cuidado, não seja refém de seus talentos.

10ª ESPERE, TEM BANQUETE DE DEUS NESTE DESERTO.

De acordo com Mateus 4:11, “O diabo foi embora, e os anjos serviram a Jesus”. Certamente, aquele foi o alimento mais saboroso já servido na terra. Saiba que depois da luta vem a vitória e depois do choro a alegria. Então, não se precipite, espere o banquete de Deus.

Espero que o estudo bíblico “A Tentação de Jesus no Deserto.10 Lições”, tenha edificado sua vida.

Conheça muito mais em meu canal no YouTube: Amilton Deolindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima