ESTUDO BÍBLICO SOBRE RUTE E NOEMI. 10 Lições


Ela ficou conhecida na Bíblia por sua fidelidade a Deus, era uma mulher moabita e foi a bisavó de Davi, o rei de Israel. Depois que sua sogra Noemi perdeu seu marido e seus dois filhos, ela permaneceu fielmente ao lado de Noemi. É dela mesmo que estou falando, RUTE, a moabita que entrou na genealogia do REI Jesus. E eu separei 12 lições sobre esta passagem tremenda. Leia a passagem que está no livro de RUTE e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida. 

1… NÃO SEJA ILUDIDO PELOS BEIJOS DA VIDA.

Orfa beijou NOEMI e não seguiu em frente com ela. Não defina ninguém por um apenas um ato. Não se iluda com tapinha nas costas. Não se envaideça com elogios. 

Não se escandalize com quem prometeu ficar ao seu lado e não ficou.

Nem todo mundo que te beija hoje, vai estar com você no momento de dificuldade!

Orfa só revelou seu verdadeiro caráter, quando Noemi não tinha mais nada para lhe oferecer! 

Às vezes, Deus vai permitir que suas mãos se esvaziem, que a dificuldade chegue, pra você ver quem é a Orfa, com cara de Rute que tá andando ao seu lado! Vigie! 

A Crise revela os verdadeiros Amigos!

2… CASA DO PÃO SÓ NO NOME. 

A família de Noemi era formada por seu marido Elimeleque e seus dois filhos, Malom e Quiliom. Eles moravam em Belém. E o significado do nome Belém é casa do pão. E já que a fome assolava a cidade de Belém, Elimeleque achou por bem procurar pão em outro lugar porque Belém não produz mais pão. Era como se a  padaria não tivesse mais pão. Belém só tinha pão no nome. Que você não seja nome, mas que a essência faça parte da sua vida. Muitos se preocupam com o título e se esquecem da virtude.  O cristão não precisa de RÓTULO.

3…FIQUE, QUEM QUISER SAIR, SAIA.

Permaneça na casa do pão. Não é porque Belém está passando por um momento difícil que seja um sinal pra sair, bem pelo contrário, aí é que temos que permanecer.

Deixe quem quiser sair, sair. Está todo mundo fazendo, saindo, mas você não é todo mundo. Belém é a igreja. Toda igreja passa por momentos difíceis, mas permaneça lá e na presença de Deus. A vida cristã também passa por momentos de tempestade, de escassez, mas permaneça firme na presença de Jesus. 

4..NÃO DEIXE QUE AS SUAS NECESSIDADES TE LEVEM AO DESESPERO.

A decisão de Elimeleque foi precipitada. Ele se deixou levar por causa do desespero. Moabe é terra de incesto entre Ló e suas filhas. Uma terra que aponta pra um pecado. Muitos têm deixado se levar e por causa da necessidade têm sido levados à pecar contra Deus. Cuidado, não se desespere, fique em Deus, ele sabe cuidar de nós conforme nossas necessidades.

5..QUEM FOGE DA CRISE PERDE A OPORTUNIDADE DE APRENDER.

Mudar a geografia para fugir dos problemas Nem sempre é o melhor caminho a se fazer.

Elimeleque fugiu da crise. E quem foge da crise perde a oportunidade de crescer e aprender as lições de crescimento. Ninguém cresce sem dor. Ninguém amadurece sorrindo. Problemas se resolvem enfrentando e não fugindo. Foi isso que Davi fez contra Golias. Foi isso que Gideão fez contra os midianitas. Enfrente esta crise e saia mais fortalecido (a) do outro lado.

6..NA MENTE DE ELIMELEQUE A CRISE IA DURAR PRA SEMPRE.

Muitas vezes a razão do nosso desespero é porque pensamos que o sofrimento vai durar para sempre. Tem problemas que aos nossos olhos parecem não ter fim. E isso pode ter acontecido com Elimeleque. Quem é de Deus não pode pensar assim. A fé em Cristo nos faz trazer à memória aquilo que nos dá esperança. A BIBLIA diz que nos mostrarmos frouxo no dia da angústia a nossa força será pequena. Eu tenho esperança que tudo pode mudar.

NÃO TIRE CONCLUSÕES PRECIPITADAS DA CRISE. E NÃO VÁ PARA LUGARES ONDE DEUS NÃO ESTÁ.

7… PASSADO OU FUTURO.

Órfa representa aqueles que preferem voltar pro passado, mas Rute representa aqueles que abandonam o passado e seguem para um futuro com Deus. Por isso que Rute diz: “o seu Deus será o meu Deus”. Rute queria um futuro com Deus. A pior coisa que pode acontecer na vida de um cristão, é projetar um futuro onde Deus não está. Análise este projeto, se Deus não estiver nele, rasgue o projeto agora. É melhor chorar ao lado de Deus, do que sorrir num futuro sem ELE. 

8.. A VIDA NÃO TRAZ QUEM VOCÊ PEDE, TRAZ O QUE VOCÊ PRECISA.

Na vida do cristão não existe sorte , coincidência. Tudo na vida do cristão tem um propósito. Pode crer!!! Na vida do cristão não existe maldição, não.  Na verdade o que acontece na vida do cristão ou é bênção ou é lição. Se não for benção,  é aprendizado, é lição. Talvez você esteja pensando em parar por causa de pessoas más, pessoas que são maus exemplos, mas não pare. Nem tudo é Orfa, tem as Rutes que entram na nossa vida pra nos mostrar que nada está perdido. 

Na verdade, as Orfas, sem perceber estão nos fazendo mais fortes, mais vigilantes, mais dependentes de Deus do que das pessoas.

9…JÁ PENSOU SE NOEMI SOUBESSE?

Já pensou se NOEMI soubesse que o plano de Deus na vida dela fazia parte de um futuro salvador pra toda humanidade? Ela não sabia, mas  Rute ( a nora dela) seria bisavó de Davi, considerado o maior rei de Israel. E aí eu te digo uma coisa: VOCÊ NÃO SABE NA TOTALIDADE O PLANO DE DEUS ATRAVÉS DE VOCÊ. Tem pessoas assistindo este vídeo, que estão pensando em parar, mas não pare. Já pensou se Noemi não voltasse pra sua terra? Volte a fazer o que Deus te chamou pra fazer. Mesmo sem saber o plano, noemi voltou. 

10…SE PREPARE PARA CHEGADA DE UM NOVO TEMPO.

Quando Noemi e Rute chegaram de volta a Belém, era o início da colheita da cevada. Deus tinha visitado a cidade de Belém, e aquela crise tinha ficado no passado. Creia que depois desta crise, chegará um novo tempo. Um tempo tão bom que nem se compara com o tempo passado. Só se esqueça de fazer a sua parte. Se você precisa voltar, volte. Se você só precisa permanecer, permaneça. Mas se prepare para o novo de Deus. 


6 respostas para “ESTUDO BÍBLICO SOBRE RUTE E NOEMI. 10 Lições”

  1. Noemi mudou de cidade, mudou de nome, mas não mudou de Deus, continuo servindo o Deus verdadeiro!!

  2. A paz do Senhor pastor,sempre que posso eu assisto os seu vídeos e leio as suas mensagens da palavra de Deus, gosto muito da passagem de Ruth, que Deus abençoe a sua vida e de sua família, vou continuar assistindo,seus vídeos

  3. Deus não faz acepção de pessoas, pelo contrario mesmo a tribo de Moabe sendo inimigo do povo de Deus, a providencia e a misericórdia de Deus vai em busca daqueles que O buscam.

  4. Gosto muito das suas explicações da palavra de Deus.
    Sempre que vejo e ouço seus vídeos saio edificada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *