PREGAÇÃO SOBRE LÁZARO . (2) 10 Lições


A história de Lázaro é repleta de detalhes e de diversos ensinamento para a nossa prática de vida diária. Este é o segundo vídeo que eu faço sobre esta passagem que é uma fonte inesgotável de lições da palavra. Leia a passagem que está escrita lá em João 11 e confira aqui a aplicação pessoal para sua vida.

1…O MILAGRE NÃO ACONTECE PQ EU AMO, MAS PORQUE ELE ME AMA.

As irmãs de Lázaro mandaram o mensageiro chamar Jesus, e um detalhe me chamou a atenção: Elas pediram para o mensageiro dizer que estava enfermo aquele que Jesus amava, e não aquele que amava Jesus. O que Marta e Maria estão fazendo é apelar para o amor de Jesus por Lázaro e não para o amor de Lázaro para Jesus. O amor de Jesus não falha, é perfeito, mas o nosso amor é falho. Todos os presentes de Deus que vêm em nossa direção, São frutos do amor dele por nós e não do nosso amor por ele.

2… UM MILAGRE INÉDITO. 

Os judeus nunca tinham visto um milagre de ressurreição como este. A filha de Jairo e o filho da viúva de Naim foram ressuscitados pouco tempo depois de morrerem, mas Lázaro já estava morto há quatro dias. Jesus nunca tinha operado uma ressurreição em alguém depois de tantos dias morto. Para algo inédito. Então se prepare para ver milagres inéditos em sua vida. Coisas que seus olhos ainda não viram. 

3… NÃO É DEMORA, É MELHORA.

Pra muitos Jesus estava demorando, Marta chegou a dizer que se Jesus tivesse chegado antes, o irmão dela não teria morrido. Mas esta aparente demora tem um propósito. Pra Marta é demora, mas pra Deus é melhora. Deus está caprichando. Os planos e os caminhos de Deus são maiores que o nosso. Não firme as estacas da sua FÉ no cenário que se apresenta na sua frente, mas firme sua FÉ e descanse naquele que é a ressurreição e a vida.

4..É RESSURREIÇÃO E VIDA, E NÃO VIDA E RESSURREIÇÃO.

Jesus disse primeiro que era a ressurreição e a vida. Esta ordem me ensina que antes da vida vem a ressurreição, ou seja, depois da ressurreição do povo de Deus, começa a vida. A vida eterna com Deus. 

A vida verdadeira mesmo começa mesmo depois da nossa ressurreição. 

1 Tessalonicenses 4:16 “…e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

A nossa verdadeira vida está pra começar, fique firme na presença de Jesus. Nós ainda não chegamos em casa. Tem uma vida sem dor e nem choro pra começar, o mestre está às portas.

5… RELACIONAMENTO COM JESUS FAZ A DIFERENÇA.

A palavra “está enfermo quem tu ama”, dita pelo mensageiro, aponta para o relacionamento que Lázaro tinha com JESUS. Relacionamento de amigo. Por isso que Jesus disse numa certa feita aos discípulos,  que já não os chamaria mais de servos, mas os chamaria de amigos porque tinha compartilhando tudo o que ele tinha ouvido do PAI celestial. Tudo que Jesus sempre projetou foi relacionamento de comunhão com seus discípulos. Não é servir a Deus por medo, mas servir a Deus por amor.

6…NÃO ERA APÓSTOLO MAS ERA AMIGO.

Já reparou que a bíblia não diz que Lázaro não era apóstolo, mas amigo de Jesus? Sabe porque? Porque a maior posição que podemos ter em Cristo é a posição de filhos.

Enquanto muitos querem seguir a Cristo em busca de status, Lázaro me ensina a buscar comunhão. Lázaro me ensina a abrigar Cristo em meu coração e manter uma comunhão íntima e sincera com ele. Seguir Cristo é mais do que um cargo, é relacionamento de amigo, de intimidade e comunhão com ele.

7…QUEM ABRE A PORTA DA CASA PRA JESUS, É AMPARADO NO DIA DA DOR.

A casa de Lázaro era um lugar que Jesus gostava de estar. A porta da casa de Lázaro estava sempre aberta pra Jesus entrar. Quando a dor bateu na porta da casa de Lázaro, Jesus o amparou até depois de morto. Abra a porta do seu coração pra Jesus entrar. Assim como ele não só estava na casa de Lázaro pra participar de uma refeição, mas pra amparar Lázaro para sempre, ele também está com aqueles que abrem as portas da vida pra ele entrar.

8…OS AMIGOS DE JESUS TAMBÉM TÊM PROBLEMAS.

Muitas pessoas saem da presença de Jesus, abandonam o evangelho quando os problemas batem na porta. Mas o exemplo de Lázaro serve de alerta para nossas vidas. 

Os amigos de Jesus também tem problemas.

A proposta de Jesus nunca foi “se me adorar eu te livrarei de tudo.” Quem fez uma proposta parecida como esta foi o adversário na tentação do deserto. Ele disse que daria tudo de bom se Jesus servisse a ele.

A nossa adoração a Deus deve ser através do amor incondicional.  Os jovens na fornalha de fogo estavam dispostos a adorar a Deus até se eles fossem queimados e mortos. A ponto deles dizerem: “e ainda que Deus não nos livre, não dobraremos os nossos joelhos. Jesus já fez tudo que precisava fazer por nós. Quando os problemas baterem em nossa porta, os enfrentaremos com JESUS ao nosso lado.

9… NINGUÉM PERGUNTOU SE CHEIRA MAL.

Quando Jesus mandou tirar a pedra, Marta disse que defunto cheirava mal. Mas Jesus em momento algum perguntou isso pra Marta. O “cheira mal” que Marta disse, aponta para o seguinte: “Jesus, é desperdício investir nele, já cheira mal, já era Jesus.” Pra muita gente esta pessoa aí que você tanto ora pela conversão dela, já cheira mal. Pra muitos, sua causa já cheira mal e está perdida, mas Jesus que não vê como o homem ver, manda tirar a pedra porque pra ele nada está perdido. Ele é a ressurreição e a vida e quem crer nele, ainda que esteja morto, viverá. 

10…OS VIVOS EM CRISTO INCOMODAM. 

Enquanto Lázaro estava morto não incomodava ninguém, mas depois que ressuscitou queriam matá-lo. Olha só o que está escrito lá em João 12:10 ►”Mas os chefes dos sacerdotes tramaram matar Lázaro também.”

E eu aprendo que enquanto estamos mortos no pecado e distantes de Jesus, o maligno não está nem um pouco preocupado com a gente. É só você começar a andar na contramão do sistema do mundo que ele fica furioso. Então fica a lição: contra sua vida o maligno só pode ficar furioso, porque naqueles que são de Deus o maligno não toca 1 João 5:18.


3 respostas para “PREGAÇÃO SOBRE LÁZARO . (2) 10 Lições”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *